segunda-feira, 16 de maio de 2016

O papai é pop – Marcos Piangers

Por: Allyne Pires

Um livro de crônicas de um pai orgulhoso de suas filhas, Anita e Aurora.

O meu pai é incrível!
Conheci o autor por intermédio de um vídeo do TED, Do que minhas filhas precisam, em que ele fala sobre como é não ter um pai e como é ser pai nos dias de hoje e nos anos passados. Ele não sabe o que é ter um pai, mas sabe como ser um.


Só depois descobri que ele já tinha uma página no Facebook, um canal no Youtube e outras redes sociais, além da coluna no jornal Zero Hora.

Vi muito do meu pai no Piangers e me interessei pelo livro. Comprei e resolvi ler cada crônica com calma. E a cada texto uma emoção diferente.

Para falar a verdade, acho que criei tanta expectativa no livro e autor que acabei por me decepcionar um pouco. Esperava que em todas as crônicas visse meu pai e até boas histórias a ser lidas. Mas a leitura vale a pena.

Para quem chega direto ao livro, apenas por curiosidade em sua capa, nas livrarias logo verá na contracapa e orelhas que Piangers ama sua profissão de ser pai e não ganha nada para isso, muito pelo contrário.

Estou pagando uma pechincha por abraços. Cada abraço de uma menina de dois anos me economiza uma fortuna que eu gastaria com psiquiatras. Cada beijo de boa noite me alivia a conta do cardiologista. Cada ‘eu te amo’ me afasta do hospital. É um achado o que estou pagando por tudo isso. Que sorte gigantesca ter achado essa barbada. Que promoção maravilhosa essa de ser pai.


O motivo pelo qual fez Piangers tornar-se um bom pai para suas filhas é maravilhoso. “Há pais que decidem não ser pais”, como o “homem” por quem a mãe dele se apaixonou. “E é o caso de vários pais”.

Quero lembrar que criei muitas expectativas em cima do livro, por isso nem todas as crônicas me surpreenderam, mas o conjunto das 32 vale a leitura da obra como um todo. Excelente presente para um pai, filho, uma mãe. Uma leitura para a família ler junta.

Termino o livro e mando esta mensagem: o meu pai é incrível, eu amo o meu pai. E me sinto privilegiada por fazer parte de uma pequena parcela que possa ter essa oportunidade.

Nenhum comentário: