quinta-feira, 21 de junho de 2012

Prefiro as pedras no caminho


Hoje li um texto de Augusto Cury, que na minha opinião é o melhor escritor brasileiro da atualidade, e uma frase de Fernando Pessoa que resolvi compartilhá-las com quem lê esse blog, fazer delas minhas palavras e tentar escrever algo em cima...:


Sabe, às vezes fico reclamando da vida, das pessoas, do mundo. Nossa como eu reclamo. Eu que
ria aprender a reclamar menos e viver mais. Acho que meu maior defeito é esse. Não gosto disso em mim e estou me preparando para mudar. Vou mudar.

Mas muitas vezes, vejo o quanto vale a pena viver, principalmente quando venço algum obstáculo. Falando em obstáculos lembro daquela velha frase: "Tinha uma pedra no meio do caminho". É um clichê, tão clássico quanto a música escolhida quando se sai da escola: "Se lembra quando a gente, chegou um dia imaginar, que tudo era pra sempre, sem saber... Que o pra sempre, sempre acaba".

Lendo o blog de uma amiga fiquei pensando no que ela escreveu. Sabe, Deus muitas vezes não quer que você siga pelo caminho mais fácil. Às vezes Ele quer que você vá pelo "pior" caminho, com pedras gigantes pra você ir retirando. Quando digo "pior" caminho, quero dizer que é o caminho mais difícil, mas que ainda está nos propósitos de Deus.

Pensando bem, na visão de Deus não há caminho "pior" ou "melhor", nem mais "longo" ou mais "curto", tudo que nos torna IMpossível, Ele faz com que se torne POSSÍVEL e o tempo ou medida de Deus é totalmente diferente para nós, enquanto para nós pode ser mil anos, pra ele é um dia e vice-versa. (Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. Lucas 18:27; Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8)

Enfim, acredito que Deus quer nos ver nesses caminhos para que encaremos as dificuldades e lembremos d'Ele. Porém, muitas vezes, eu me incluo nessa, não paramos para pedir ajuda a Ele e só reclamamos, se ao invés de reclamar pedíssemos Sua ajuda o caminho ficaria bem mais fácil. Acredito que Deus coloca essas pedras no nosso caminho com a certeza de que vamos conseguir retirá-las, o peso de nossa cruz é o tanto que conseguimos carregar (lê-se: o tamanho da pedra em nosso caminho é o tanto que conseguimos retirar).

Ah claro, conheço uma pessoa que diz que precisamos encarar dificuldades porque sem elas não crescemos, na verdade não é bem assim que ele diz... Mas concordo com o que ele diz.

Eu prefiro ter uma grande pedra, uma grande dificuldade e encará-la com a ajuda de Deus do que não encontrar nada que atrapalhe meu caminho e achar que sou capaz de tudo. Pois, se não fosse as dificuldades eu acredito que não me lembraria d'Ele, aliás a maioria é assim... "Senhor está tão difícil passar por isso, me ajude!". E apesar de Ele querer que você SEMPRE o procure, e não só nas horas difíceis, Ele o escuta e te ajuda, Ele está com você, sempre, principalmente nas horas em que mais precisa. "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." 2 Coríntios 2:10.

É por isso que prefiro as pedras do que viver em caminhos 100% lisos.


"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta." (Augusto Cury, Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003)


"... Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência... Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo!" (Fernando Pessoa, Ser Feliz)

Ah, com a ajuda de Deus eu tenho certeza que irei construir um castelo.

Obrigada, Deus!

2 comentários:

Andréa Erra disse...

E Deus, com certeza colocou pessoas ao seu redor, para que te ajudem a retirar estas pedras.
Conte sempre comigo!
Beijotchamo.

Anônimo disse...

sem palavras milady. concordo plenamente.vinicius( ocara dos quadrinhos)