terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cinemateca Brasileira

- Allyne Pires
17 de Fevereiro de 2009
A Cinemateca Brasileira surgiu do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940, seus fundadores foram estudantes do curso de Filosofia da USP, um deles, Paulo Emílio Salles Gomes, que mais tarde ajudou a manter a biblioteca.


O Clube foi fechado pela polícia do Estado Novo e foi reinaugurado em 1946. Seu acervo de filmes pertenceu a Filmoteca do Museu de Arte Moderna (MAM). Em 1984, a Cinemateca foi reconhecida pelo governo federal como um órgão educacional e cultural.
A primeira Sala Cinemateca foi inaugurada em 10 de março de 1989, no local onde funcionava o Cine Fiametta, em Pinheiros. A sede atual está no antigo espaço de Matadouro Municipal, doado pela Prefeitura da cidade em 1992.
A Cinemateca Brasileira tem o apoio da SAC (Sociedade Amigos da Cinemateca) desde 1962, quando foi criada. Esta, ajuda na difusão da cultura cinematográfica e no auxílio financeiro, para que possam desenvolver seus trabalhos de preservação de filmes.
Desde 1978 possue um Laboratório de Restauração, reconhecida como um exemplo para as cinematecas latino-americanas, onde são responsáveis pela restauração de papéis e conservação adequada dos filmes.
O Arquivo de Matrizes recebe os que não se encontram em processo de deterioração (acetato de celulose), contêm quatro câmaras climatizadas, duas para matrizes coloridas (mantidas a 10°C) e duas para matrizes em preto e branco (mantidas a 15°C); os filmes em nitrato de celulose encontram-se num prédio independente dos outros arquivos, pois abrigam materiais que entram facilmente em combustão; e filmes em fase de deterioração encontram-se separados dos demais para não contaminar os demais.
O mais interessante é que nas salas climatizadas para não haver muito gasto com energia, a Cinemateca fez um acordo com a Eletropaulo para que durante a madrugada gerem tal, pois durante este período não há tanto consumo, enquanto fabricam gelo para durante o dia estes servirem para resfriar as salas, não utilizando assim a energia quando há mais uso.
A Cinemateca Brasileira possue o maior acervo de imagens em movimento da América Latina, constituído por cerca de 200 mil rolos de filmes que vão de ficção à registros pessoais tanto nacionais como internacionais, produzidos desde 1895, encontra-se também a coleção de imagens da extinta TV Tupi - a primeira emissora de televisão brasileira.
A Biblioteca Paulo Emílio Salles Gomes, os Arquivos Pessoais e Institucionais, o Laboratório Fotográfico e as atividades de pesquisa adquirem, classificam, catalogam, indexam, conservam e tornam acessível à comunidade de pesquisadores todo o material que documente as ações relacionadas a filmes e cultura cinematográfica, principalmente nacional.
O acervo da biblioteca inclue cerca de 4,7 mil livros, 130 pesquisas acadêmicas, 2 mil catálogos, 2 mil folhetos, 1,2 mil pastas que reúnem vários documentos e uma coleção com cerca de 3 mil roteiros e outra com 8 mil cartazes de filmes e de eventos cinematográficos.
Os Arquivos Especiais associa-se ao Arquivo da Cinemateca Brasileira e arquivos pessoais de críticos e cineastas brasileiros, com destaque no Arquivo de Paulo Emílio Salles Gomes, que reúne sua biblioteca pessoal.
O Laboratório Fotográfico tem como objetivo o processamento técnico e a preservação de 32 mil fotos de filmes estrangeiros, 26 mil de filmes brasileiros, 22 mil de eventos e personalidades, 42 mil negativos e 500 placas de vidro, lanternas e estenografias. Uma Base de Dados, com 5 mil registros, permite a consulta por meio de índices de títulos, diretores, locais de produção e personalidades. Possuem em uma sala, mais de 70 mil recortes de jornais com fotos e a história do cinema desde 1954.
Poderíamos por fim dizer que "a Cinemateca Brasileira possui as seguintes 'missões': preservar, restaurar, catalogar e documentar", palavras ditas pela atual Diretora Técnica da Cinemateca Brasileira e cineasta Olga Futemma.
Essas e outras informações como a Filmografia Brasileira, com informações sobre os filmes produzidos entre 1897 a 2007 e catálogos do Centro de Documentação são encontradas no site na Cinemateca Brasileira (http://www.cinemateca.gov.br/).
Um pouco de cultura (útil) para este blog.

Nenhum comentário: