segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mais reticências, por favor!

Texto e Foto: Allyne Pires

Mais de 200 adolescentes morreram em incêndio em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Essa frase começou a ser lida e escutada ontem de madrugada e assim será, no mínimo, até o fim da semana.

Muito
se discute quem foi o culpado dessa tragédia em que cerca de 230 jovens faleceram e mais de 100 estão internados. Outros tantos estão em observação devido a fumaça tóxica inalada que poderá se manifestar no corpo daqui alguns dias, podendo levar a óbito.

A questão em si é que o brasileiro, e o mundo, não que só saber quem é culpado, mas sim quantas vidas ficaram sem ponto final e em muitas vírgulas e pontos-e-vírgulas que ficaram soltas.

Parentes, pais, irmãos e filhos que terão essa história para contar sem seus entes queridos. Familiares que  precisarão colocar o melhor e o mais sofrido ponto-e-vírgula de seus tópicos já vividos.

Entretanto, os comércios, cidades, países e o mundo devem usar muitas vírgulas para tantas enumerações de leis e pontos a serem melhorados, principalmente nas vistorias se tais leis estão sendo exercidas de acordo.

Brasileiros que se mostram sempre ativos em ajudar o próximo quando desastres acontecem não deveriam usar vírgulas  e muito menos pontos finais. Para que esse amor um pelo outro e esse patriotismo continuasse no dia a dia.

Todos olham o ocorrido como uma tragédia, e é, pois mais de mil pessoas sofreram ao mesmo tempo e no mesmo lugar, incluindo vítimas, amigos e familiares destas. Mas ninguém considera uma tragédia os milhões que morrem pelo país vítimas de assassinatos e acidentes de carros cometidos por bêbados, pois o amor pelo outro que o brasileiro tem se extingue depois de uma ou duas semanas que a mídia e as redes sociais não falam mais das mortes devido a um incêndio, alagamento e/ou desmoronamento.

Para as pessoas sobreviventes e por esse amor ao próximo, menos vírgulas e pontos-e-vírgulas e mais reticências.

Nenhum comentário: