sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jornalismo

Acho que nunca postei um texto meu ou de qualquer outra pessoa sobre jornalismo. Pois bem, lembrei que li esses dias duas frases sobre o assunto:


Jornalismo "é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva: a palavra" (Clóvia Rossi - O que é Jornalismo), "é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter" (Cláudio Abramo)


Não tem como negar, as duas se complementam e resumem perfeitamente o que é SER jornalista.

Eu queria ser médica pediatra, aos 12 anos uma professora mudou essa história e me apresentou o jornalismo. Demorou um pouco, mas me encantei pela profissão. Meu sonho é fazer com que o Brasil acorde, mudar um pouco "a cara" desse povo.

Como uma profissão, que tem como arma a palavra e dita como o Quarto Poder pode ser exercida por pessoas que não tenham diploma de jornalistas? Não consigo entender isso.

Acredito que o único problema de ter como arma algo de "aparência extremamente inofensiva" é esse mesmo. Uma palavra pode ofender uma pessoa, e um período formado por elas pode muito bem acabar com a reputação até da pessoa dita como a melhor exatamente por palavras. Elas podem acabar com alguém ou com alguma coisa, assim como podem trazer a tona qualquer um esquecido e aumentar em muito sua reputação.

É aí que entra o caráter do jornalista, sua forma ética de exercer a profissão. E claro o ensinamento, que só em um curso de jornalismo alguém consegue ter sobre técnicas de escrita e ÉTICA DO JORNALISMO.

Um comentário:

Anônimo disse...

palavra chave lady: ética. poucas pessoas sabem como realmente ela é importante para o convívio em sociedade.jornalismo é incrível:a palavra tem tanto poder que podemos mudar o mundo com apenas uma.nos comunicólogos( nisso incluo publicidade e outras categorias) temos esse poder. o que importa é saber usa-lo. e como, quando, onde, quem, o que e por que usa-lo. vinicius( ocara dos quadrinhos)