segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Filme

Qual o tamanho do amor? Será que podemos medi-lo? Como saber se amamos mais aquela ou esta pessoa? Afinal o que é o amor?

Prefiro começar com o famoso ditado: A grama do vizinho é sempre mais verde. Será?

Qual é a pessoa que nunca imaginou em ter um amor perfeito? que durasse a vida inteira. Entretanto por azar em muitas vezes, principalmente hoje em dia, vemos casamentos se desmanchando. E aqueles filmes que o casal morre junto, estilo "Diário de uma paixão", torna-se cada vez mais fictício, até mesmo por um dos lados se tornar viúvo.



Acho a viuvez um termo relativo, seu cônjuge pode estar ao seu lado, mas você se sente sozinho; seu cônjuge pode ter resolvido sair de casa e você passa a se sentir tão só e pior quanto se ele realmente tivesse morrido; ou na melhor das hipóteses, seu cônjuge realmente faleceu.

Não consigo entender aquele casal que está junto há 25 anos e quando seu parceiro morre não espera nem 2 anos para estar com outra pessoa. Isso serve para esquecê-lo, como analgésico? Não sei. Não vivi isso pessoalmente e espero não vivê-lo, mas acho que se fosse comigo, tentaria achar outra forma de amar.

Por falar em forma de amar, acredito em várias delas. Eu amo Deus. Amor de filho para com seus pais, amor de pai para com seus filhos. Amor de irmão. Amor com seu animal e o amor dele por você. Eu posso amar meu amigo e minha amiga e não querer uma relação com ele/ela. Deus nos ama, mesmo sendo tão pecadores.

Entretanto, é difícil saber se a pessoa que estamos hoje é o nosso "para sempre". A explicação está, talvez, pelo fato de que não podemos medir o amor. Temos de senti-lo, simples assim.

Pelo fato de ter amado um 5 anos e o outro menos de 3 não quer dizer que eu o ame menos. Hoje sei que não. Não posso dar e nem ter a certeza de que será para sempre, mas gosto de acreditar que sim.

Acho que o amor eterno, de morrerem abraçados juntos numa cama de hospital, não é necessariamente aquele perfeito.

Sabe a grama verde do vizinho? Ela nunca é tão verde como vemos, e ele pode pensar o mesmo do nosso jardim.

Se pararmos para observar melhor, aquela outra grama tem sua diferenças e desavenças. Um nem sempre faz o outro sorrir e nem sempre faz o outro chorar. Há um equilíbrio.

Percebi que não importa o tempo que já amou outra pessoa, aliás não importa o tempo que ama uma pessoa.

Acho que começamos a perceber que amamos alguém - seja qual forma de amor for -, quando não queremos que essa pessoa morra, quando a dor que ela sente, passa a ser sua também.

As vezes é bom dizer a alguém que o ama, mesmo se for um pouquinho. Acredito que amor cresce, acredito que possamos aprender a amar, mas tenho certeza que nunca esquecemos um amor, ele apenas se distancia cada vez mais. Isso não quer dizer que amamos menos ou mais.

Diante de tudo isso, eu queria viver em um filme, onde o casamento dura para sempre, até mesmo quando o outro falece, literal ou figuradamente.

Allyne Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom lady. Acho que o " pra sempre" não existe. nem nunca existiu. o amor se faz no momento com as pessoas importantes para nos. avezes acho mais belo e sincero o amor entre dois amigo que entre dois amantes.o amor e sentir o que o outro sente e o compreender. faço das palavras de meu xará minhas palavras: "que seja eterno enquanto dure". Vinicius ( o cara dos quadrinhos)