quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Língua Portuguesa???


28/09/2008 - 19h48


Lula assina decreto sobre acordo ortográfico da língua portuguesa
Colaboração para a Folha Online da Agência Lusa
Texto atualizado às 20h50




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta segunda-feira (29) o decreto estabelecendo o cronograma de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no país. O decreto prevê a padronização ortográfica entre os países da língua portuguesa na sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio. A escolha da data acontece em homenagem ao escritor Machado de Assis. Nesta segunda a morte do escritor completa 100 anos.


A reforma ortográfica vem sendo discutida desde 1990 pelos países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa): Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.


O Brasil será o primeiro país a implementar as regras oficialmente. As mudanças serão feitas de forma paulatina a partir de 1º de janeiro de 2009, com um prazo de conclusão até o início de 2013. O decreto determina que nos quatro anos de transição sejam aceitas as duas formas.


[...]


Novas regras
[...] O trema, que já foi suprimido na escrita dos portugueses, desaparece de vez também no Brasil. Palavras como 'lingüiça' e 'tranqüilo' passarão a ser grafadas sem o sinal gráfico sobre a letra 'u'. A exceção são nomes estrangeiros e seus derivados, como 'Müller' e 'Hübner'.


Seguindo o exemplo de Portugal, paroxítonas com ditongos abertos 'ei' e 'oi' --como 'idéia', 'heróico' e 'assembléia'-- deixam de levar o acento agudo. O mesmo ocorre com o 'i' e o 'u' precedidos de ditongos abertos, como em 'feiúra'. Também deixa de existir o acento circunflexo em paroxítonas com duplos 'e' ou 'o', em formas verbais como 'vôo', 'dêem' e 'vêem'.


[...]


Com o acordo, o alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de 'k', 'y' e 'w'. A utilização dessas letras permanece restrita a palavras de origem estrangeira e seus derivados, como 'kafka' e 'kafkiano'.


Dupla grafiaA unificação na ortografia não será total. Como privilegiou mais critérios fonéticos (pronúncia) em lugar de etimológicos (origem), para algumas palavras será permitida a dupla grafia.


[...]


Hífen
As regras de utilização do hífen também ganharam nova sistematização. O objetivo das mudanças é simplificar a utilização do sinal gráfico, cujas regras estão entre as mais complexas da norma ortográfica.


[...]


Essa regra acaba modificando a grafia dessas palavras no Brasil, onde essas palavras eram escritas unidas, pois a regra de utilização do hífen era determinada pelo prefixo.


[...]


(matéria aquirida no site da Folha Online ---> http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u449829.shtml, para quem quer ver a matéria na íntegra)


----------------------------------------***----------------------------------------
A questão é esta... Isso é a Língua Portuguesa Brasileira ou Língua Portuguesa de Portugal (ou outro país qualquer)?


Acabaram com nossa língua...


Já imaginaram lendo um texto que tenha, por exemplo, a palavra 'tranqüilo' sem o trema??? Leia em voz alta, muito estranho, mas esta palavra é a de menos, pois tirar o acento de 'idéia' a letra que fica com tom mais agudo é o i 'ideIa'. Se ISTO é ser correto, prefiro ser a errada pro resto da vida.


Agora, quem estava como representante do Brasil nessa reunião? Deve ser um 'cara' que não entendem 'bulhufas', que cultura é esta que não tem nada de brasileira, e sinceramente esse 'cara' não sabe que precisamos de tais grafias para ler corretamente as palavras???


Não vou nem comentar do ser que autorizou essa 'babaquice', mas enfim é melhor deixar pra lá...


Apenas um adendo, coitado de Machado de Assis, deve estar se revirando no caixão...

Nenhum comentário: