sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Não nasci em berço de ouro


Não nasci em berço de ouro. Não estudei a vida inteira em escola particular. Não tive tudo o que quis e nem da última geração. Se
fiz um cursinho pré-vestibular pago é porque trabalhava para pagá-lo e minha faculdade foi bancada pelo governo com uma bolsa 100%.


Vou ser sincera, não gosto de pedir ajuda financeira aos meus pais. Trabalho para isso, tenho quase 24 anos nas costas e acredito que chegou a hora de virar a situação.

As vezes meus pais não aguentam e contam a verdade que sentem em seu interior: queríamos ter dado mais para você. Eu questiono: mais o que?

Talvez eles queriam ter me dado a oportunidade de estudar em escola particular até o último dia do ensino médio, assim, talvez, teria conseguido entrar na Cásper Líbero. Provavelmente eles queriam ter me dado a última geração de cada computador, Playstation, celular, tablet, smartphone.

Acho que eles queriam ter me dado a carta de motorista e até um carro zero quando completei meus 18 anos.

Ou talvez queriam poder me dar a chance de ir nas festas, baladas, shows mais caros que existem no Brasil e até mesmo ao redor do mundo.

Quem sabe até um estudo fora do país.

Não, eu não tive quase nada disso. E confesso que alguns são até porque eu não gosto. Mas não os culpo e, para falar a verdade, eu só tenho a agradecê-los.

Não nasci em berço de ouro, mas pelo menos tenho uma casa para onde voltar, uma cama para me repousar, uma geladeira com alimento e uma mesa de jantar. Esta última serviu e ainda serve de muito ensinamento, compartilhamento de risadas e lágrimas que a vida nos proporciona e até quando estamos zangados um com o outro.

Não estudei minha vida inteira em escola particular e para poder estudar em cursinho tive que trabalhar. Obrigada, pais. Sem isso eu não saberia o valor do trabalho de vocês.

Obrigada por não me darem tudo do bom e do melhor, da última geração. Se não fosse isso eu não conheceria o valor de uma batalha.


Ser bons pais não significa necessariamente ter me dado tudo. Ser bons pais é o que vocês são. Estão formando um ser humano que sabe ir atrás dos seus sonhos sem esperar que o mundo algum dia lhe dê alguma coisa do que quer. Ser bons pais é proporcionar uma moradia, um lar mesmo. Ser bons pais é estarem presentes nas lições de casa do maternal até aos trabalhos de conclusão de curso da graduação.


Obrigada por terem me ensinado, e continuam, ser uma cidadã com moral e ética.


Obrigada mãe, por me ensinar a ser forte, quero um dia ter metade da sua força para suportar desde uma unha quebrada a um “tumor” do tamanho de uma bola de futebol no ovário.


Obrigada pai, por me ensinar que devo ir atrás dos meus sonhos mesmo quando muitos dizem impossível. Ter a primeira formação aos 50 anos, com bolsa de 100% em uma das melhores faculdades de sua área.

Bens materiais nenhum importaria se não tivesse o amor de vocês por mim. Nenhuma palavra minha, nenhum gesto e nada compensará tudo o que já fizeram e com certeza irão fazer por mim.

Nenhum comentário: