quinta-feira, 10 de julho de 2014

Coloque areia na comida

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil (Allyne Pires)
"Fiquei maravilhado com as belezas naturais. As montanhas, as praias, a vegetação, tudo é diferente de onde eu moro. Não podia acreditar que existisse um parque do tamanho do da Tijuca dentro de uma grande cidade como o Rio", afirmou o americano Joe Bauman.

Sei que
eles estão aqui só por um dia, uma semana ou talvez até um mês, mas nós, brasileiros - e eu me incluo nessa -, temos que começar a olhar a cidade em que moramos e até o Brasil como olhamos quando viajamos para outro país.

Nunca saí daqui, é verdade, mas tenho impressão de que tudo lá é melhor, mais bonito, mais perfeito.

Depois que li as frases da matéria do G1 (clique para ler), me deparei com várias reclamações que faço no meu dia a dia. Sempre nos vi com um olhar carrancudo. Podem me dizer que estamos na Copa e tudo se torna mais alegre, querendo ou não, verdade. Mas realmente passo a nos ver como pessoas felizes, que paramos para aplaudir não só o sol, mas muitos aplaudem as árvores, pássaros.

Um dos "gringos" acham super legal que todos usam amarelo, fico triste por isso não ser a realidade do meu, ou melhor, do nosso cotidiano. Queríamos que fossemos mais nacionalistas, estilo norte americano mesmo. Bandeira do Brasil em todos os lugares hasteadas. Fiquei e fico triste ao ver uma bandeira do meu país ser queimada em uma manifestação, aliás fico triste por ver qualquer bandeira, de qualquer país, sendo queimada em qualquer tipo de manifestação. Isso é crime, e não vamos discutir sobre isso.

O meu desejo é que daqui para frente eu e todos os outros brasileiros, mesmo os que não querem, passem a ver a farofa como uma areia que os brasileiros adoram colocar em suas comidas. Que passemos a querem mostrar nossa cidade como queremos mostrar aos gringos. Que nos perguntemos porque comemos coração de galinha. Que vivamos como eternos "gringos" em nosso próprio país.

Por fim, que sejamos eternamente gratos por estarmos vivos, com eternos sorrisos "copenses" em nossos rostos e muito mais verde e amarelo cotidianamente.

Nenhum comentário: