quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atitude faz cadeirantes praticarem atividades físicas

Pessoas praticam tênis adaptado através da ONG Atitude Paradesportiva na Zona Leste de São Paulo
Texto: Allyne Pires e Gabriela Ferraz
Fotos: Allyne Pires

Instruções sobre o treino.

Com atividades voltadas ao esporte adaptado, a ONG Atitude Paradesportiva tem como objetivo trazer para a vida das pessoas com deficiência a possibilidade de praticar atividades físicas. Hoje a instituição atende especificamente cadeirantes.


As estudantes de 15 anos Talia e Gabriela praticam esporte desde os quatro e 10 anos, respectivamente, e fazem parte da Atitude. As duas começaram com o basquete em cadeira de rodas e há dois meses praticam o tênis. Elas preferem o tênis por ser mais fácil, a única dificuldade que encontram é com a raquete por ser “dura e pesada”.

Conselheira da parte de deficiência múltipla do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente, Nair Onena (47) é mãe de Vinícius Jorge que também frequenta as atividades da Atitude Paradesportiva. Ela alega ser a voz dessas pessoas, “estamos no Brasil e aqui é cheio de preconceitos de todos os tipos, não só de cor, raça ou classe social”. Vinícius é suplente do Conselho junto com sua mãe.

Professores da Eche-Pommê na prática do tênis.
De analista financeiro para reabilitador físico, Eduardo Santarelli (33) é um dos fundadores da ONG. Ele conta que sempre gostou de esporte e quando viu uma palestra sobre Paralimpíadas começou a estruturar o que tinha que fazer para chegar a ser professor de esporte adaptado.

Eduardo diz que Maurício Pommê, um dos donos da Academia Eche-Pommê Tennis, cedeu o espaço para desenvolverem atividade física e tênis. “Na primeira parte eu faço desenvolvimento físico, motor, coordenação, de resistência e toque de cadeira; na segunda eles (professores da Eche-Pommê) vêm com o treinamento específico de tênis”, comenta.

Maurício Pommê é bicampeão brasileiro de tênis em cadeira de rodas. Representou o Brasil nas Paralimpíadas de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012).

O tênis em cadeira de rodas foi criado nos Estados Unidos, em 1976, e começou a ser praticado no Brasil em 1985. Atualmente é o esporte para deficientes físico que mais cresce no mundo. Entre os países da América Latina o Brasil tem maior número de jogadores.

Grito de guerra no final da atividade: Atitude!.
O esporte tem fácil adaptação pelo fato de a modalidade poder ser praticada na mesma quadra que o tênis convencional e utilizar os mesmos materiais. O tênis em cadeira de rodas também possui as mesmas regras, com exceção da possibilidade de deixar a bola quicar duas vezes no chão antes de rebater, o que torna o jogo mais dinâmico.

Os treinos da ONG Atitude Paradesportiva são realizados aos sábados das 10h às 12h, na quadra da Academia Eche-Pommê Tennis localizada no número 1280 da Rua Barão de Monte Santo, na Mooca. Mais informações sobre a ONG no site: Atitude Paradesportiva.


*ESTA MATÉRIA SAIRÁ NA ÍNTEGRA NO JORNAL CIDADÃO NO FINAL DE NOVEMBRO.*

Um comentário:

Kadu disse...

Muito interessante esta Atitude, o trabalho com cadeirantes e principalmente com jovens vem demonstrar para todos que é possível sim levar uma vida cheia de energia e atividade!